Portal Unaí - Aqui você vê primeiro!
        Unaí-MG.  Segunda, 11 de Dezembro de 2017
 
Busca Interna:






 
 Você está em:  Ir para a Página Inicial » Navegue » Notícias

Projeto Natureza Limpa impressiona grandes lideranças do Piauí


“Há 30 anos estamos aqui e vamos continuar aqui, aqui é o nosso lugar, e vamos continuar levando Unaí, não só para o Piauí, Curitiba, mas sim para o Brasil e o mundo”, afirmou Mário Martins, idealizador do projeto Natureza Limpa, em razão da visita, no último dia 23, terça-feira, do deputado federal Jesus Rodrigues (PT/PI), do secretário de Estado das Cidades de Piauí, Merlong Solano, além dos prefeitos das cidades de Agricolândia, Boqueirão, Campo Maior, Inhumas e Valença, todas piauienses.


A visita dos representantes públicos serviu para que os mesmos pudessem conhecer o projeto Natureza Limpa e analisar a viabilidade de sua implantação no Estado do Piauí. De acordo com Mário, as negociações junto aos piauienses já estão bastante adiantadas, e tudo indica que em breve o projeto poderá ser definitivamente implantado no Estado. “Existe todo um esforço nosso de levar o projeto à diante, Piauí é um estado que, hoje, tem um peso na balança comercial do Brasil e do Nordeste. Eu fico muito satisfeito e feliz em ver o interesse dessas pessoas que percorreram mais de 2 mil km e vieram a Unaí para conhecer o Natureza Limpa”, observa o idealizador.


O projeto Natureza Limpa é uma alternativa inteligente, por estar baseada na ciência, e vem ganhando destaque dentro do contexto de como melhor cuidar dos resíduos sólidos. Destinado a reverter o lixo orgânico em carvão, o projeto tem chamado a atenção até mesmo dos empresários da Inglaterra que, segundo Mário, já estão em conversação, visando a exportação da idéia para o país europeu. “Estamos constantemente em conversa com a Inglaterra, vamos surpreender os ingleses com o trabalho que estamos fazendo lá através da universidade PUC”, garante. Mário acredita fielmente na sua ideia, não por ser um idealista apenas, mas sim, porque ele já constatou na prática que o projeto tem potencialidades específicas que faz dele um projeto universal e único.

 



E foi justamente atrás desse projeto que fizeram com que os representantes piauienses viajassem mais de 2 mil km até Unaí para conhecer o que poderá salvar o Estado da degradação ambiental causada pelos fins indevidos destinados ao lixo dos municípios. Como exemplo desses reservatórios impróprios estão os lixões a céu aberto e os aterros controlados, que, mesmo tendo uma função prática voltada à sustentabilidade ambiental, ainda são como o próprio prefeito de Agricolândia, Walter Ribeiro, ressaltou, “paliativos”. Segundo o prefeito, o governo federal determinou prazos para os municípios se adequarem com relação aos depósitos de lixos que ainda continuam contaminando o meio ambiente. De acordo com a informação de Ribeiro, os municípios que não se adaptarem às normas impostas pelo executivo federal, ficarão impedidos de receber recursos federais.


“Percebemos aqui que isso é real, vamos implementar uma usina na nossa região, que atenderá todos os 18 municípios, para que a gente atenda tanto o governo federal quanto ao meio ambiente. Optamos por esse projeto porque sabemos que os aterros são paliativos, não vão resolver o problema, e nós não queremos mais ter problemas, pois aqui temos um destino final para o lixo, que além de não agredir a natureza, transforma o lixo em combustível para aquecer grandes indústrias  através do pó do carvão”, comentou o prefeito de Agricolândia, que também é presidente da Associação das Prefeitura do Médio do Parnaíba.
 


Desenvolvimento        
 


O projeto Natureza Limpa realmente chama a atenção de quem o vê. Por ser um processo até então inédito em todo o mundo, segundo Mário, pessoas ficam sabendo por meio dos veículos de comunicação sobre o projeto e se direcionam a Unaí para conhecer o que já é bastante conhecido pelos unaienses, inclusive pelos seus representantes públicos. O deputado federal Jesus Rodrigues é um exemplo de parlamentar que ficou sabendo do projeto, e assim que fora eleito, em 2011, fez questão de vir conhecer o projeto que, segundo ele, é “extraordinário”. O deputado que luta, entre outras coisas, pela não degradação do meio ambiente brasileiro, disse em entrevista ao Portal Unaí que conhece o projeto desde sua “formação”, quando na ocasião foi apresentado por Mário à invenção. Agora eleito, ele pretende levar o projeto para sua federação e também divulgá-lo aos outros parlamentares sobre os benefícios do projeto. “Esse é um momento especial para o Natureza Limpa ganhar novos rumos. Muitos podem pensar que isso aqui não é real, mas quando conhece vê que isso é uma proposta real”, confirma o deputado. Ele também salienta que projetos como o Natureza Limpa pode ser a solução tanto para as grandes e pequenas cidades, pois apresenta um custo benefício favorável, além de poder obter os serviços através de consórcios; “sou ambientalista e sei que esse projeto é a maneira mais viável para dar fim aos resíduos sólidos”, defendeu.

 

Expectativa
 


Como tudo indica, o Piauí deverá espalhar o projeto por toda sua extensão territorial com o sentido de atender à legislação ambiental corretamente. O secretário estadual das Cidades, Merlong Solano, disse estar “impressionado” com o projeto, e afirmou sua importância ao ressaltar que, não só Estado de Piauí passa por dificuldades com relação ao destino final de resíduos sólidos, mas também outras prefeituras de outros Estados do país. “Muitos (Estados) têm êxito na coleta, mas na hora de destinar, quase todas as destinações não são sustentáveis. Outro lado importante do Natureza Limpa é que o lixo é transformado em energia através do carvão, assim ele faz com que o lixo deixe de ser um problema para ser uma solução, portanto, a nossa visita foi um grande passo para darmos um destino correto ao lixo do nosso Estado”, afirmou Merlong Solano. Ele também parabenizou Unaí pelo Projeto Natureza Limpa. “Unaí está de parabéns por ter sido pioneiro e ter um projeto de tamanha importância para o mundo”.

 

Reportagem: Marcos Antônio
Fotos: José Ney Lopes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Dê a sua nota:
Média: 9.88

Listar Anteriores

 





Portal Unaí - Aqui você vê primeiro!
Mérito Empresarial ACE/CDL 2017:
QUITANDELA: Panificadora
UNAÍ SEGUROS: Corretora de Seguros
MILTON GÁS: Gás e Água Mineral
CALANA PISOS: Loja de Acabamentos para Construção e Loja de Materiais para Construção
DELTA CRED: Crédito Consignado
VISUAL COSMÉTICOS: Cosméticos e Loja de Perfumes Importados
TECIDOS UNIÃO: Loja de Tecidos
UNAI TURBINAS: Freio a Ar para Caminhões e Turbinas e Serviços
AGRO ÓLEO: Troca de óleo
REI DO FERRO: Loja de Ferragens
FOCO VEÍCULOS: Revenda de Carros Seminovos
LUBRIZABEL: Loja de Lubrificantes
UNAÍ LEILÕES: Leilão de Gado
TOLDOS BRASIL é condecorada em mais um Mérito Empresarial como a melhor de Unaí
LOC MÁQUINAS UNAÍ: Locadora de Equipamentos para Construção
IMPÉRIO DAS FESTAS: Artigos para Festas
DELÍCIA MALÍCIA: Loja de Lingerie
CORTINA & CIA : Loja de Cortinas
CCAA: Escola de Idiomas
SORVETES MORANGUINHO’S: Sorveteria
MINEIRÃO IMÓVEIS: Empreiteira de Construção Civil
MADEREIRA MENEZES: Madeireira
D’AUTO PEÇAS: AutoPeças para Carros, Auto Socorro, Acessórios para Carros e Mecânica de Carros
UNIP: Universidade a Distância
PRIMAVIA VEÍCULOS: Concessionária de Carro
FACTU: Faculdade
COAGRIL: Armazenadora
CHARLOTE BUFFET E ESPAÇO KALAHARI: Serviços de Buffet e Espaço para Festas
LUCIANO KRUZ: DJ
PORTAL UNAI: Site de Divulgação
FÊNIX: Grupo Teatral