Portal Unaí - Aqui você vê primeiro!
        Unaí-MG.  Sábado, 20 de Janeiro de 2018
 
Busca Interna:






 
 Você está em:  Ir para a Página Inicial » Navegue » Notícias

ADOÇÃO E POSSE RESPONSÁVEL


Adoção e posse responsável são temas que têm sido cada vez mais abordados nos dias atuais, principalmente pelo aumento significativo de animais de companhia. Segundo o IBGE, as famílias brasileiras cuidam de 52 milhões de cães, e nem todos estão morando dentro de casa. 

O número de animais abandonados é alarmante e se tornou questão de saúde pública, devido ao risco zoonótico que envolve seres humanos e animais, além da questão do bem-estar animal. Hoje, sabe-se que a coleta e eutanásia dos animais, antigamente feito pelos serviços de “carrocinha” no país todo, são ineficazes em controlar a população de animais de rua. No âmbito legal, maus tratos e abandono de animais são crimes previstos por lei, a Lei Federal de nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, mais conhecida como “Lei de Crimes Ambientais”. 

A adoção e a posse responsável são um dos meios mais eficazes de se controlar a superpopulação de animais de rua, assim como a conscientização sobre a castração e cuidados básicos. 

Mas o que é de fato a posse responsável? É a condição na qual o guardião de um animal é consciente e se compromete a cumprir uma série de tarefas focadas em atender as necessidades psicológicas, físicas e ambientais de seu animal.  De acordo com a “World Society For The Protection Of Animals” a WSPA, os cuidados com a saúde animal estão implantados no contexto da adoção e posse responsável e abrangem cuidados com a higiene, alimentação, atenção e acompanhamento médico veterinário. 

Antes de adotar um animal é necessário pensar em alguns pontos cruciais: sua família está de acordo com a adoção? Sua casa ou apartamento possuem espaço suficiente para o animal? Você terá disponibilidade de passear e brincar com seu animal? Você possui condições e está disposto a arcar com todas as responsabilidades financeiras que um animal demanda, como vacinas e vermífugos para prevenir doenças, ração de boa qualidade, atendimento médico veterinário?  

Cães que possuem um lar, mas que seu tutor não se responsabiliza com cuidados básicos, também sofrem. Animas mantidos em condição semi-domicilada, são mantidos fora do domícilio, por períodos indeterminados, não recebem ou pouco recebem atenção. As consequências são significativas, pois estes animais podem ser acometidos por graves doenças, sofrerem agressões e acidentes automobilísticos com danos sérios à saúde do animal e até mesmo o óbito.

Como citado anteriormente, a castração também controla e evita a superpopulação de animais. A castração não serve apenas para que não nasçam filhotes. Castrando um animal, também são evitadas doenças e há uma melhora do comportamento dos animais. 

Se você está disposto a cumprir todos os quesitos, você está apto para adotar um animal e se permitir viver uma das melhores experiências. Além disso, ao adotar um animal abandonado, você contribui para a mudança de uma triste realidade e salva uma vida.

Se você quer ajudar um animal de rua sem adotá-lo, a sociedade de Proteção Animal Mundial trouxe algumas dicas: https://www.worldanimalprotection.org.br/not%C3%ADcia/10-passos-para-ajudar-um-cao-ou-gato-de-rua

Em Unaí, existe a Adote Unaí. Abaixo segue e-mail de contato para quem deseja adotar um animal: adotaunai2013@gmail.com

 

 

Fontes:

 

https://g1.globo.com/mg/grande-minas/eobicho/noticia/adocao-de-animais-entenda-porque-o-ato-de-amor-faz-bem-para-todos.ghtml

http://animalstudiesrepository.org/cgi/viewcontent.cgi?article=1004&context=sota_2005

http://www.infoteca.inf.br/anclivepa/smarty/templates/arquivos_template/upload_arquivos/docs/ANC12012.pdf

https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/acta/article/view/2625/5129

 

Autoras:

 Ana Karina Ribeiro

Bianca Soier Pêgo

Karolline Aires da Costa

Lavínia Aparecida Gomes de Oliveira

Maria Victória Braga César

Discentes da UFVJM – Campus Unaí

Disciplina de Ética e Legislação Veterinária

Docente responsável: Breno Castello Branco Beirão

 
 



Dê a sua nota:
Média: 10

Listar Anteriores

 




Portal Unaí - Aqui você vê primeiro!