Portal Unaí - Aqui você vê primeiro!
        Unaí-MG.  Sábado, 20 de Janeiro de 2018
 
Busca Interna:






 
 Você está em:  Ir para a Página Inicial » Navegue » Notícias

Unai perde professor Wellerson


A educação está em luto. Faleceu na última quinta-feira, 21 de dezembro, um dos homens que mais lutou pela educação de Unaí e região, o Professor Wellerson Gontijo. Ele  que por mais de 50 anos militou na educação, fez história e contribuiu muito para o desenvolvimento desse segmento. Foi diretor do Colégio do Carmo por muitos anos e na rede pública contribuiu como secretário de educação do Governo de José Braz.



Há pouco mais de um mês professor Wellerson foi diagnosticado com um câncer que se alastrou e o levou a óbito. O corpo foi velado no Ginásio do Colégio do Carmo e sepultado hoje, 22 de dezembro, no dia do seu nascimento.



Saiba um pouco da história do professor Wellerson Gontijo



Nascido em Morada Nova, em 1946, Wellerson Gontijo Vasconcelos veio para Unaí pela primeira vez em 1962, aos 16 anos de idade. Filho de Manoel Gontijo de Vasconcelos e Maria José da Silva (Dona Nenem do bairro Canabrava), tendo grande afinco com os irmãos Wellington, Everson e Magela.



Estudou o primário no Grupo Escolar Frei Orlando em Morada Nova. No Ginasial foi para Belo Horizonte onde estudou no Seminário Dom Carlos Sterpi e logo após concluiu em Unaí no Colégio Cenecista Nossa Senhora do Carmo. Já no Colegial, voltou a Belo Horizonte onde concluiu no Colégio Municipal de BH. Em 1971 se formou em Geografia.

Foi casado com Jovelmira Jacinto Vasconcelos com quem teve 3 filhos: Wellerson Júnior, Stanley e Karine Gontijo de Vasconcelos. Em 1965, aos 19 anos, voltou à cidade já para trabalhar no Colégio do Carmo como professor e logo em 1969 se tornou diretor sendo até o ano de 1976.



No período de 66 a 73 foi professor de Geografia e atuou também como secretário na Escola Estadual Virgilio de Melo Franco e professor de geografia e OSPB no Colégio do Carmo. No final de 76, foi para o Programa da Geoeconômica em Brasília, retornando a Unaí em 1981 e novamente para a direção do Colégio do Carmo.

Casou-se pela segunda vez em 1981 com Maria Helena, com quem teve dois filhos: Thiago e Mateus Alfenas Vasconcelos. Welerson foi um dos Fundadores do Rotary clube Unaí e do Unaí Colina Clube.

Em 1982, foi candidato a prefeito de Unaí. Em 1983, foi nomeado para direção da Ruralminas, em Belo Horizonte, pelo então governador Tancredo de Almeida Neves. Em 1985 assumiu a Superintendência Estadual da CNEC/MG em BH.



De 1989 a 1990 foi redator do Jornal Tribuna de Unaí e Região. Retornou para Unaí em 1991, mais uma vez para a direção do Colégio do Carmo onde ficou na direção até o ano de 2017. Neste interim, através do amigo e ex- ministro da Educação, Murilo Hingel, conseguiu a construção do Ginásio Poliesportivo do Colégio do Carmo e a construção do CAIC entre os bairros Canaã e Novo Horizonte. Foi também secretário municipal de educação no mandato do Prefeito José Braz.



Foi um dos fundadores das Faculdades Inesc, juntamente com o conselho fiscal. Um homem educado, culto e antenado, sempre ligado à política Unaiense, sendo um dos pilares do PMDB da cidade, começou a militar no antigo MDB .



Quanto aos títulos e honrarias, seu currículo também é extenso: Recebeu em 1981 o Diploma Destaque do ano concebido pela Fundação José Albino, em 1993 recebeu a honraria “MÉRITO PROFISSIONAL PELA ADJORI – SENHORES DE MINAS/NOROESTE”. Ainda em 1993 recebeu o título de Cidadão honorário de Unaí. Em 1994 foi eleito “DIRETOR DO ANO” pela rede Pitágoras de Ensino. Em 2000 recebeu o diploma de “MÉRITO EDUCACIONAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS”,    e logo em 2003 recebeu novamente o diploma de “MERITO EDUCACIONAL”, dessa vez pela Câmara Municipal de Unaí.



Recentemente o Professor Wellerson, assim chamado carinhosamente por todos unaienses, aposentou-se mas, não parou, continuou atuante e tinha como companheira no seu dia a dia sua querida Sueli. Abriu uma unidade da escola de apoio “MEU DEVER DE CASA” e assim continuou se dedicando a área educacional, ao longo dos últimos 50 anos.

 

Reportagem: José Ney Lopes

 




Dê a sua nota:
Média: 10

Listar Anteriores

 




Portal Unaí - Aqui você vê primeiro!