Portal Unaí - Aqui você vê primeiro!
        Unaí-MG.  Sábado, 19 de Abril de 2014
 
Busca Interna:






 
 Você está em:  Ir para a Página Inicial » Navegue » Notícias

Audiência Pública define os primeiros cursos da Universidade Federal em Unaí


A audiência pública realizada pelo município – Secretaria Municipal da Educação – nessa quarta-feira (19/10) resultou na escolha dos cursos que serão implantados no nascente campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Unaí. Foram escolhidos quatro cursos de bacharelado nas ciências agrárias e medicina veterinária (agronomia, agroecologia, engenharia agrícola e medicina veterinária) e quatro de bacharelado em áreas da comunicação social (jornalismo, midialogia, publicidade e propaganda e ainda relações públicas).

O reitor da UFVJM, Pedro Ângelo Almeida Abreu, explicou que a escolha dos cursos é resultado das audiências públicas realizadas em Unaí. “Foram consultadas pessoas e lideranças locais. E houve a indicação prioritária nessas áreas”, afirmou.

Segundo Pedro Ângelo, a área de saúde foi bastante cogitada. Ele argumentou, porém, que o espaço de tempo para a implantação de cursos na área de saúde seria ainda muito curto. “Para instalar o curso de medicina em Diamantina (sede da universidade), o processo tramitou mais de cinco anos e os custos para instalação são altíssimos”, exemplificou.

Participaram da audiência pública o prefeito Antério Mânica, o vice-prefeito José Gomes Branquinho, o secretário municipal Geraldo Magela da Cruz (Educação), professores, estudantes, funcionários públicos e representantes da sociedade civil organizada.

Projeções

Para iniciar as atividades no futuro campus Unaí, previstas para o primeiro semestre de 2014, será necessária a contratação, por meio de concurso público de provas e títulos, de 99 professores e 179 servidores técnico-administrativos de nível superior e intermediário, para atendimento inicial de 320 alunos (40 vagas por curso).

De acordo com projeções da universidade, dentro de cinco anos serão 1.600 alunos nos cursos diurnos (área das ciências agrárias e medicina veterinária) e 1.440 alunos nos cursos noturnos (áreas da comunicação social e midialogia).

A expectativa é que o canteiro de obras do campus da UFVJM seja erguido no início do próximo ano. 

Fonte: www.prefeituraunai.mg.gov.br

 

 

 

 

 

 




Dê a sua nota:
Média: 8

Listar Anteriores

 











Portal Unaí - Aqui você vê primeiro!